HOME FEEDBACK

Israel realiza ataque aéreo em Gaza durante disputas de cessar-fogo

Ataque aéreo israelense resulta na morte de palestinos durante missão humanitária em Gaza. Exército de Israel alega que alvos eram militantes do Hamas, enquanto governo local contesta as alegações.

Ataque aéreo de Israel no último sábado (15.mar.2025) resultou na morte de ao menos 9 palestinos, incluindo 3 jornalistas, na cidade de Beit Lahiya, norte de Gaza, segundo o Ministério da Saúde local.

O ataque ocorreu enquanto líderes do Hamas discutiam um acordo de cessar-fogo no Cairo. O alvo foi um carro, que deixou vítimas dentro e fora do veículo, com várias pessoas em estado grave.

Testemunhas relataram que os ocupantes do carro estavam em uma missão da Al-Khair Foundation, uma instituição de caridade. Jornalistas e fotógrafos estavam presentes durante o ataque.

O exército israelense afirmou ter atingido dois “terroristas” que operavam um drone em potencial ameaça às suas forças. Eles divulgaram os nomes dos mortos, alegando que faziam parte dos grupos palestinos Hamas e Jihad Islâmica, e que alguns operavam “sob a cobertura de jornalistas”.

Um comunicado das Forças de Defesa de Israel indicou que o ataque visou uma célula terrorista em Beit Lahiya, citando um terrorista que se infiltrou em território israelense em 7 de outubro. A declaração alegou que o drone era usado por grupos terroristas durante atividades na área.

Por outro lado, Salama Marouf, do governo de Gaza, negou as alegações israelenses, afirmando que a equipe era de civis em missão humanitária e não representava ameaça ao exército israelense.

Leia mais em poder360