Israel retoma envio de tendas e abrigos a Gaza após cinco meses de bloqueio
Israel retoma o fornecimento de tendas e abrigos a Gaza, interrompido por mais de cinco meses, para ajudar a população deslocada. A medida visa proteger os civis que vivem em áreas de combate, com envio supervisionado pela ONU.
COGAT retoma fornecimento de abrigos a Gaza
O órgão militar israelense COGAT anunciou que, a partir de domingo, 17 de agosto, retoma o envio de tendas de acampamento e equipamentos de abrigo a Gaza. Esta decisão vem após mais de cinco meses de proibição.
O COGAT informou que a medida faz parte dos preparativos das Forças de Defesa de Israel para proteger a população deslocada das zonas de combate ao sul da faixa. O fornecimento será realizado através da passagem de Kerem Shalom, com inspeções de segurança realizadas pela Autoridade de Passagens Terrestres do Ministério da Defesa israelense.
De acordo com a ONU, cerca de 1,9 milhão de pessoas, ou 90% da população de Gaza, foram deslocadas desde o início da guerra entre Israel e o Hamas em 7 de outubro de 2023.
Muitos vivem em tendas, que se tornaram escassas devido à proibição das entradas, e, segundo a UNRWA, essas tendas não são adequadas para o verão, estando deterioradas por exposição prolongada ao sol e frequentes deslocamentos.