HOME FEEDBACK

Israel volta a atacar o Irã e direciona bombardeios a bases de mísseis

Israel intensifica ataques a alvos no Irã após ofensiva dos EUA contra instalações nucleares; a escalada de tensões na região continua. Autoridades iranianas prometem retaliação, aumentando a preocupação internacional.

Exército israelense atacou alvos militares no oeste do Irã neste domingo (22), incluindo locais de lançamento e armazenamento de mísseis.

Os ataques ocorreram um dia após os Estados Unidos bombardearem instalações nucleares iranianas. A Força Aérea de Israel, com cerca de 20 caças, realizou os bombardeios com base em informações de inteligência.

Os alvos atingidos incluem:

  • Depósitos de mísseis
  • Infraestrutura de lançamento de mísseis
  • Instalações de satélites
  • Radares militares

A imprensa iraniana relatou que Israel também atacou a região noroeste, resultando na morte de pelo menos três pessoas em um bombardeio a uma ambulância.

Esses ataques intensificam a tensão na região, especialmente após os EUA bombardearem as principais instalações nucleares iranianas: Fordow, Natanz e Isfahan. A extensão dos danos ainda é desconhecida.

O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, e o chanceler Abbas Araghchi prometeram retaliar. Teerã lançou mísseis contra Israel, ferindo ao menos 23 pessoas em várias regiões, incluindo Tel Aviv.

Em resposta às ameaças, os EUA emitiram um alerta global, recomendando que cidadãos americanos no exterior redobrem a atenção.

Leia mais em folha