Itamaraty confirma que cerca de 200 brasileiros vivem no Irã e recomenda que evitem sair de casa
Brasil monitora segurança de cidadãos no Oriente Médio e considera medidas para repatriação. Negociações estão em andamento, mas retirada em massa não está prevista por enquanto.
Ministério das Relações Exteriores do Brasil monitora atentamente o conflito no Oriente Médio, focando na segurança dos cidadãos brasileiros na região.
Atualmente, entre 180 e 190 brasileiros residem no Irã, e cerca de 12.000 em Israel. A contagem precisa é complexa devido à dupla nacionalidade e à integração na sociedade israelense.
Embora a tensão esteja alta, o Itamaraty não planeja uma retirada em massa devido à natureza aérea do conflito, diferente do combate em terra na Faixa de Gaza.
A complexidade do conflito torna a evacuação por terra inviável. O ministro das Relações Exteriores está em negociações para facilitar saídas de casos específicos, como o recente retorno de autoridades ao Brasil.
A contagem dos brasileiros que desejam sair é dificultada pela falta de um plano estruturado para turistas. O Itamaraty alerta que a saída é arrisca e complicada, com negociações para um possível resgate em andamento. A Força Aérea Brasileira está pronta para uma operação de repatriação, aguardando ordem do governo.
Contudo, essa operação não acontecerá em breve. A situação é delicada e o governo brasileiro continua a acompanhar os desdobramentos, priorizando a segurança dos cidadãos. O Itamaraty recomenda que os brasileiros na região mantenham contato com as autoridades consulares e sigam as orientações de segurança.