Itamaraty convoca chefe da embaixada dos EUA por ameaças ao STF
Convocação ocorre após embate entre Brasil e EUA sobre declarações do governo norte-americano. Itamaraty expressa preocupação com a interferência em assuntos internos e aponta possíveis motivações políticas na medida.
Ministério das Relações Exteriores convoca embaixador dos EUA
Nesta 6ª feira (8.ago.2025), o Ministério das Relações Exteriores convocou o chefe da embaixada dos EUA, Gabriel Escobar, para discutir novas ameaças aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
Escobar foi recebido pelo embaixador Flavio Goldman na parte da manhã. O Itamaraty expressou indignação com a postura norte-americana, destacando que as publicações do governo Donald Trump indicam ingerência em assuntos internos e ofensa à soberania brasileira.
Segundo informações do Poder360, embaixadores consideram a convocação precipitada e com fins eleitorais, sugerindo que a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está "dobrando a aposta" para as eleições de 2026.
A embaixada americana, na 4ª feira (6.ago), divulgou uma publicação afirmando que "os aliados de Moraes no Judiciário e em outras esferas estão avisados para não apoiar nem facilitar" suas ações, chamando o ministro de "principal arquiteto da censura e perseguição contra Bolsonaro".