HOME FEEDBACK

Itamaraty convoca encarregado da Embaixada dos EUA no Brasil após ataque a Moraes

Itamaraty convoca Escobar para esclarecer críticas da embaixada dos EUA a Alexandre de Moraes. Relações diplomáticas tensionadas após sanções e polêmicas envolvendo o STF e o ex-presidente Bolsonaro.

Embaixada dos EUA no Brasil convoca Escobar

Gabriel Escobar, encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos, foi convocado pelo Itamaraty nesta sexta-feira (8) para esclarecer críticas recentes feitas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Escobar foi recebido pelo embaixador Flavio Goldman, que demonstrou “profunda indignação” com o tom das publicações do Departamento de Estado e da embaixada nas redes sociais.

Este é o quarto encontro de Escobar com o Itamaraty durante a crise diplomática iniciada após o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros imposto pelo presidente Donald Trump.

A medida também incluiu sanções contra Moraes, em conformidade com a Lei Magnitsky, e tentativas da Casa Branca de vincular o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro às negociações comerciais, o que foi rejeitado pelo governo brasileiro.

No dia anterior, a embaixada americana criticou Moraes, afirmando que ele é “o principal arquiteto da censura e perseguição contra Bolsonaro e seus apoiadores”, e reiterou que está monitorando a situação de perto.

Na véspera, Escobar também se reuniu com o vice-presidente Geraldo Alckmin, mas detalhes da conversa não foram divulgados.

Leia mais em infomoney