HOME FEEDBACK

Itamaraty convoca encarregado de negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, após publicação contra Moraes

Itamaraty convoca embaixador dos EUA após ameaça de funcionário do governo Trump a ministro do STF. A tensão aumenta no cenário político brasileiro com críticas à condução do processo contra Jair Bolsonaro.

Palácio Itamaraty convocou na manhã desta sexta-feira (8) o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA, Gabriel Escobar.

Isso ocorreu após a embaixada compartilhar uma mensagem em tom de ameaça de Darren Beattie, subsecretário de Donald Trump, criticando o ministro do STF Alexandre de Moraes.

A mensagem, traduzida na quinta-feira (7), acusa Moraes de ser o "principal arquiteto da censura e perseguição" a Bolsonaro e seus apoiadores. Beattie afirma: "Os aliados de Moraes no Judiciário e em outras esferas estão avisados para não apoiar nem facilitar a conduta de Moraes. Estamos monitorando a situação de perto".

Esta não é a primeira vez que Beattie se manifesta sobre Moraes. Ele já manifestou apoio à aplicação de sanções contra o ministro, mencionando a Lei Magnitsky e a suspensão de vistos.

Na semana passada, Beattie chamou Moraes de "coração pulsante do complexo de perseguição" a Bolsonaro.

Apesar das tensões, Escobar se reuniu com o vice-presidente Geraldo Alckmin para "tratar das relações bilaterais".

O governo dos EUA justifica as sanções contra autoridades brasileiras com base no processo contra Bolsonaro e decisões de Moraes referentes a empresas de tecnologia. As mensagens do governo americano ganharam destaque após a prisão domiciliar de Bolsonaro em 4 de setembro.

Leia mais em valoreconomico