HOME FEEDBACK

Itamaraty diz que Departamento de Estado dos EUA repete 'intromissão indevida e inaceitável'

Governo brasileiro considera as declarações dos EUA uma intromissão e reafirma a soberania do Judiciário nacional. Apesar das tensões, a gestão Lula expressa interesse em continuar o diálogo sobre tarifas.

Governo Lula rechaça críticas dos EUA

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva "deplorou e rechaçou" manifestações do Departamento de Estado dos EUA e da embaixada americana em Brasília, ocorridas na segunda-feira (14).

A nota do Itamaraty afirma que as declarações configuram "nova intromissão indevida e inaceitável" em assuntos do Poder Judiciário brasileiro.

O governo destaca que essas manifestações não condizem com os 200 anos de relações de respeito e amizade entre Brasil e EUA.

Além disso, a gestão Lula informa que está em negociações com autoridades americanas desde março sobre tarifas, mas critica a "equivocada politização do assunto", reafirmando que a soberania do Brasil "não está e nem estará jamais" em qualquer mesa de negociação.

No mesmo dia, a embaixada americana compartilhou uma publicação do Departamento de Estado que critica o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no STF, mencionando consequências e defendendo a liberdade de expressão.

A postagem inclui uma declaração do ex-presidente Trump, que considera os ataques ao governo Lula como "uma vergonha" e diz que os EUA estarão observando a situação.

Leia mais em valoreconomico