Itamaraty expressa grave preocupação com escalada militar no Oriente Médio
Governo brasileiro condena ataques militares no Irã e destaca riscos à segurança de populações civis. Itamaraty defende solução diplomática e uso pacífico da energia nuclear em meio à escalada de tensões no Oriente Médio.
Governo brasileiro expressa “grave preocupação” com a escalada militar no Oriente Médio, após ataque dos Estados Unidos a instalações nucleares do Irã.
Em nota do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o governo condena veementemente os ataques de Israel e dos EUA, que violam a soberania do Irã e o direito internacional.
O MRE reforçou declarações de Celso Amorim, assessor especial da Presidência, afirmando que ataques a instalações nucleares são violação da Carta das Nações Unidas (ONU) e das normas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
A nota destaca que tais ações armadas representam uma grave ameaça à saúde e vida de populações civis, expondo-as a riscos de contaminação radioativa e desastres ambientais.
O governo reafirma apoio ao uso pacífico da energia nuclear e rejeita qualquer forma de proliferação nuclear, especialmente em regiões instáveis como o Oriente Médio.
Por fim, o MRE enfatiza a necessidade urgente de uma solução diplomática para interromper a violência e iniciar negociações de paz, alertando sobre consequências negativas para a paz e estabilidade global.