Itamaraty pede que brasileiros não viajem a sete países do Oriente Médio
Itamaraty alerta brasileiros sobre riscos no Oriente Médio e organiza repatriação de autoridades. Novo grupo de 27 nacionais embarca de Israel para o Brasil, enquanto a situação na região continua tensa.
Ministério das Relações Exteriores recomenda evitar viagens para sete países do Oriente Médio devido aos conflitos iniciados com os ataques do Hamas em Israel desde outubro de 2023. Os países mencionados são: Israel, Jordânia, Iraque, Irã, Líbano, Palestina e Síria.
Uma nota do Itamaraty informa que um segundo grupo de 27 autoridades brasileiras já está em Amã e retornará ao Brasil em um voo comercial. O governo israelense arcará com os custos da travessia, hospedagem e transporte aéreo.
A data da viagem ainda não foi definida, dependendo da disponibilidade de aeronaves. A crise na região escalou com o início da guerra entre Israel e Irã, levando ao fechamento do espaço aéreo e à negociação da saída dos brasileiros com as autoridades israelenses e jordanianas.
O primeiro grupo, composto por 12 pessoas (prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais), cruzou a fronteira e embarcou de volta ao Brasil a partir da Arábia Saudita.
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv recomenda que todos os brasileiros em Israel sigam as instruções do Home Front Command e permaneçam próximos a abrigos. Recomenda-se acompanhar a página da Embaixada, especialmente a seção de “Alerta Consular”, que será atualizada conforme novos desdobramentos.