Itamaraty recomenda que brasileiros evitem viagens ao Oriente Médio
Brasileiros são orientados a evitar viagens à região do Oriente Médio devido ao agravamento dos conflitos. O Itamaraty reforça a importância de seguir as recomendações de segurança e acompanhar informações oficiais.
Ministério das Relações Exteriores recomenda que brasileiros evitem viagens para Israel, Jordânia, Iraque, Irã, Líbano, Palestina e Síria.
A orientação foi divulgada em nota oficial do Itamaraty nesta 4ª feira (18.jun.2025) em resposta ao agravamento dos conflitos na região desde outubro de 2023, desencadeados pelos ataques do Hamas.
O comunicado destaca que: “A Embaixada do Brasil em Tel Aviv insta todos os brasileiros e brasileiras em Israel a seguirem estritamente as recomendações do Home Front Command”. É recomendado que permaneçam próximos a abrigos fortificados em caso de alertas.
O Itamaraty também recomenda acompanhar informações oficiais através da página da Embaixada do Brasil em Tel Aviv, especialmente a seção de “Alerta Consular”.
A crise se intensificou em 6ª feira (13.jun), com um conflito direto entre Israel e Irã. O espaço aéreo foi fechado, dificultando a saída de estrangeiros.
A operação para retirar brasileiros da zona de conflito exigiu negociações diplomáticas com as autoridades de Israel e Jordânia.
O primeiro grupo de 12 pessoas, incluindo prefeitos e secretários municipais, retornou ao Brasil na manhã de 4ª feira. Eles cruzaram a fronteira com a Jordânia e seguiram para a Arábia Saudita antes de embarcar em voo privado.
- Entre os retornados estavam os prefeitos de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União-MG); João Pessoa, Cícero Lucena (PP-PB); e o secretário de planejamento de Natal, Vagner Araújo.
Um 2º grupo de 27 autoridades brasileiras chegou à Jordânia na mesma manhã, aguardando voo comercial para o Brasil. O governo israelense arcará com os custos da travessia, hospedagem e transporte aéreo.