HOME FEEDBACK

Itamaraty repudia ataques e pede que tropas de Israel saiam de Gaza

O Itamaraty critica a nova ofensiva israelense e solicita a retirada das tropas do território. O governo brasileiro destaca a urgência da ajuda humanitária e condena a utilização da fome como arma de guerra.

Ministério das Relações Exteriores do Brasil repudiou os novos ataques de Israel na Faixa de Gaza, emitindo um comunicado oficial na 4ª feira (21.mai.2025).

O Itamaraty pediu para que as tropas israelenses se retirem do território ocupado e afirmou que o uso da fome como método "constitui crime de guerra".

O órgão exigiu que Israel permita a entrada de ajuda humanitária em Gaza, que enfrenta um bloqueio completo há mais de 2 meses. Na 3ª feira (20.mai.2025), a Defesa Civil de Gaza reportou pelo menos 44 mortes devido aos ataques israelenses.

O Brasil reiterou seu apelo pela cessação permanente das hostilidades, retiradas das forças israelenses e libertação dos reféns. O comunicado também contestou a declaração do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, sobre "assumir o controle" da Faixa de Gaza, afirmando que essa pretensão é incompatível com as normas de direito internacional.

Nos últimos dias, segundo o Itamaraty, mais de 300 palestinos foram mortos e mais de 60 mil pessoas foram deslocadas.

A nota do governo brasileiro enfatiza a preocupação com o risco iminente de fome em Gaza e reitera a necessidade de acesso imediato à ajuda humanitária, conforme as obrigações do Direito Internacional Humanitário.

Leia mais em poder360