Itaú segue com otimismo cauteloso em em ciclo de aperto monetário, diz Maluhy
Itaú mantém otimismo cauteloso diante do contexto econômico e reafirma previsão de resultados positivos. Apesar de desafios, CEO destaca solidez do balanço e possibilidade de dividendo adicional em 2025.
CEO do Itaú, Milton Maluhy, expressa otimismo cauteloso com o cenário macroeconômico, citando o ciclo de aperto monetário do Brasil. A declaração foi feita em coletiva sobre os resultados do primeiro trimestre.
Maluhy afirmou que a política monetária restritiva e a desaceleração econômica estavam previstas em seu guidance, que foi reafirmado. Ele destacou a preparação do banco para enfrentar desafios e a solidez do balanço.
Sobre dividendos, o CEO explicou que o pagamento não é "extraordinário", mas "adicional", e será avaliado ao final do ano.
O vice-presidente financeiro, Gabriel Moura, comentou o forte resultado do início do ano, com ROE de 22,5% no geral e 23,7% no Brasil. Ele mencionou a queda na carteira de crédito devido à variação cambial e fatores sazonais, destacando o crescimento em pessoa jurídica (PJ) e produtos garantidos em pessoa física (PF).
Moura também observou um Aumento de inadimplência de curto prazo de 0,25 ponto percentual, abaixo do habitual, destacando que o Itaú já adota o modelo de perda esperada, minimizando impactos na qualidade do crédito.