HOME FEEDBACK

Jantar de Lula com imperador japonês é marcado por clima de descontração

O jantar oferecido pelo imperador japonês ao presidente Lula foi marcado por um clima descontraído e mudanças no protocolo. O evento também destacou a forte relação entre Brasil e Japão, com atenção às comunidades nikkeis e contribuições culturais.

Banquete de Estado do Imperador do Japão, Naruhito, para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Rosângela (Janja) foi realizado em clima descontraído.

A cerimônia, marcada pela formalidade, teve um código de vestimenta alterado a pedido do Brasil, permitindo trajes casuais.

O jantar contou com cerca de 110 convidados, muito menos do que o normal, e incluiu ministros brasileiros e o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba. Personalidades como o jogador de futebol Kazú e a cantora nipo-brasileira Márcia também estiveram presentes.

Lula destacou a importância do Imperador na distribuição de água e saneamento e pediu apoio ao COP 30, que ocorrerá em novembro em Belém do Pará. Agradeceu também à imperatriz Masako pelo cuidado com as comunidades nikkeis.

O Imperador recordou sua visita ao Brasil em 1982 e ressaltou as contribuições econômicas e culturais dos 210 mil brasileiros que vivem no Japão.

A presença da princesa Aiko, participando de um banquete pela primeira vez, foi um destaque. A princesa Kako também esteve lá e planeja visitar o Brasil em junho.

O cardápio incluiu culinárias japonesa e ocidental, com pratos como sashimi, carne wagyu grelhada, frutos do mar, sopa japonesa e doces sofisticados. O jantar foi acompanhado de vinhos e saquês, com música clássica ao fundo.

Após o jantar, os convidados conversaram até o Imperador deixar o salão.

Leia mais em valoreconomico