Japão aumenta exigências de visto para empreendedores estrangeiros
Novas regras de visto para empreendedores no Japão visam garantir investimentos significativos e experiência gerencial. As alterações elevam o investimento mínimo e impõem requisitos acadêmicos mais rigorosos para a concessão do visto.
O governo japonês implementará, em outubro, critérios mais rigorosos para a concessão de vistos de empreendedores.
A medida visa atender a preocupações sobre o uso indevido desse tipo de visto como forma de estabelecimento no país sem a necessária contrapartida econômica.
Novas regras impactarão requisitos de investimento de capital e aumentarão exigências acadêmicas e de experiência em gestão.
- Em 2024, o Japão registrou 41.615 residentes estrangeiros com status de gestão de negócios, um recorde.
- Atualmente, o visto é obtido por meio de um investimento mínimo de 5 milhões de ienes (R$ 185.000,00) ou contratação de 2 funcionários em tempo integral.
- O visto permite permanência de até 5 anos com possibilidade de renovação.
Com a nova proposta divulgada, o investimento necessário aumentará para 30 milhões de ienes (R$ 1.110.000,00), e será exigida a contratação de 1 funcionário residente em tempo integral.
Além disso, os candidatos terão que comprovar 3 anos de experiência em cargos de gestão ou ter um título de pós-graduação em áreas correlatas.
O plano de negócios do candidato deve ser avaliado por um consultor especializado, exceto se a empresa for comparável a uma companhia listada em bolsa.