HOME FEEDBACK

Japão critica tarifas de Trump, mas diz que manterá negociações

Japão acelera negociações com os EUA para evitar novas tarifas a produtos japoneses. Primeiro-ministro expressa preocupação com impactos econômicos e busca um acordo antes do prazo estabelecido.

Japão intensifica negociações com os EUA em busca de acordo comercial antes de 1º de agosto, data em que novas tarifas entrarão em vigor.

O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, expressou preocupação com a decisão do presidente Donald Trump de impor taxas de 25% sobre produtos japoneses, classificando-as como “verdadeiramente lamentáveis”.

Ishiba afirmou que Tóquio defenderá seus interesses nas próximas rodadas de negociação e reconheceu que as conversas recentes evitaram tarifas mais elevadas.

Segundo ele, o Japão continuará a buscar um acordo mutuamente benéfico enquanto protege seus interesses nacionais.

Uma análise do UBS Group Ag prevê que o crescimento econômico japonês possa cair 0,8 ponto percentual em 2025 devido às tarifas.

Trump anunciou a nova taxa pouco antes do fim de uma pausa de 90 dias nas tarifas, que expiraria na 4ª feira (9.jul). A nova taxa é um aumento de 1 ponto percentual em relação aos 24% divulgados em abril.

Em carta, Trump afirmou que os 25% propostos são “muito menores do que o necessário” para eliminar a disparidade do déficit comercial com o Japão.

Leia mais em poder360