Japão enviará experts ao Brasil, primeiro passo para abrir seu mercado à carne
Japão envia especialistas para avaliar gado bovino brasileiro em passo para reabertura do mercado à carne. A iniciativa ocorre após negociações entre o ministro da Agricultura e representantes do governo japonês.
Japão envia especialistas para avaliar gado bovino brasileiro
O Japão decidiu enviar especialistas ao Brasil para avaliar a situação do gado bovino, um passo para a possível abertura do mercado à carne brasileira. A informação foi confirmada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em Tóquio, após negociações com o governo japonês.
"Confirmado que irão mandar os experts em sanidade animal o mais breve possível", disse Fávaro, ressaltando a importância da inspeção na visita de Estado do presidente Lula ao Japão.
O governo japonês já enviou um questionário sobre a sanidade do rebanho bovino, que o Brasil precisará responder. Isso faz parte dos esforços para retomar um dos principais mercados de carne bovina do mundo, que atualmente é dominado por importações dos EUA e Austrália.
Fávaro também confirmou a alteração do protocolo de influenza aviária, permitindo a regionalização por município, garantindo segurança para os produtores de frango no Brasil.