Japão realiza 1º teste de mísseis em seu território e acelera avanços militares para conter a China
Japão intensifica testes militares para fortalecer sua defesa diante das crescentes ameaças regionais. O exercício marca uma mudança significativa na política de defesa do país em busca de maior autossuficiência militar.
Exército do Japão realizou, pela primeira vez, um teste de míssil em território japonês, em 24 de outubro, conforme o país intensifica seu desenvolvimento militar para enfrentar a China.
O teste foi efetuado no campo de tiro antiaéreo de Shizunai, em Hokkaido, com o míssil de curto alcance Type 88 superfície-navio. Cerca de 300 soldados da 1ª Brigada de Artilharia da Força de Autodefesa Terrestre participaram do exercício, com um alvo a 40 km da costa.
Tradicionalmente, o Japão testou mísseis em território dos EUA e Austrália devido a limitações de espaço. O teste destaca o movimento do Japão em direção a um exército mais autossuficiente e o fortalecimento de estratégias de dissuasão contra a China.
O país também está preocupado com a crescente atividade militar conjunta entre China e Rússia na região. Em 2022, o Japão rompeu com sua política de autodefesa, reconhecendo a China como um desafio estratégico.
Planejam-se a inserção de mísseis de cruzeiro de longo alcance, incluindo Tomahawks dos EUA, e o desenvolvimento do míssil Type 12, com alcance de até 1.000 km. O Type 88 tem um alcance de cerca de 100 km.
O Japão também está preparando a construção de um novo campo de tiro de mísseis na ilha desabitada Minamitorishima, onde foram avistados porta-aviões chineses operando.