Jerônimo diz que fala sobre bolsonaristas foi distorcida
Jerônimo Rodrigues esclarece fala polêmica sobre eleitores de Bolsonaro e pede desculpas. O governador afirma que suas declarações foram mal interpretadas e não tiveram a intenção de incitar violência.
Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), declarou em 2ª feira (5.mai.2025) que sua fala sobre levar “para a vala” eleitores de Jair Bolsonaro (PL) foi tirada de contexto.
A declaração ocorreu na entrega do novo colégio estatal na 6ª feira (2.mai.2025) em América Dourada. Após a repercussão, Jerônimo recuou, assegurando que não tinha intenção de incitar violência e que sua indignação era com o governo federal durante a pandemia.
Ele justificou: “Quem me conhece sabe que sou uma pessoa religiosa e de família, eu não vou tratar qualquer opositor com este tipo de tratamento”. Se referiu à pandemia que causou 700 mil mortes como contexto de sua crítica.
Jerônimo pediu desculpas caso o termo “vala” tenha soado pejorativo, enfatizando que não houve intenção de desejar a morte de ninguém. Ele havia criticado a condução do governo Bolsonaro na pandemia, afirmando: “Tivemos um presidente que sorria de quem estava sentindo falta de ar”.
As declarações provocaram reações da oposição. O deputado Otoni de Paula (MDB-RJ) acionou a Procuradoria Geral da República, alegando incitação ao crime. Ele destacou: “Ultrapassa os limites da liberdade de expressão”.
O deputado estadual Diego Castro (PL) protocolou uma representação no Supremo Tribunal Federal, afirmando que Jerônimo abusa do cargo para atacar adversários políticos, infringindo o princípio da impessoalidade na administração pública.