HOME FEEDBACK

Jim Chanos alerta para retração da IA e “absurdas” Bitcoin Treasury Companies

Jim Chanos alerta sobre a possibilidade de uma correção no mercado de IA, citando comparações com a bolha da TMT nos anos 2000. Ele destaca preocupações sobre cortes de investimentos em capital por grandes clientes corporativos, que podem afetar lucros e crescimento econômico.

Entusiasmo por inteligência artificial impulsiona ações nos EUA, mas Jim Chanos, fundador da Chanos & Co., alerta para uma possível correção no mercado.

Chanos comparou o atual domínio das empresas de IA com o auge das empresas de redes como Cisco e Lucent nos anos 1990. Ele mencionou que uma redução na demanda de clientes corporativos pode impactar lucros e o crescimento econômico.

O risco central é a possibilidade de grandes clientes cortarem gastos, como já ocorreu no passado, quando a demanda evaporou rapidamente. Chanos observou sinais de desaceleração no mercado de trabalho e possíveis impactos de tarifas que podem levar a cortes nos investimentos.

“O ecossistema em torno do boom da IA é considerável, mas se o investimento em capital diminuir, isso afetará receitas e previsões de lucros”, alertou Chanos.

Além disso, Chanos criticou o atual hype sobre Bitcoin e a alta avaliação da Strategy, que superou os US$ 100 bilhões. Ele discute publicamente suas preocupações com o fundador Michael Saylor, destacando que a maioria das avaliações é baseada em “esperanças e sonhos”.

“Todos projetam suas esperanças naquela empresa e a avaliam como desejam”, afirmou Chanos, citando paralelos com Cisco em 1999 e com a Tesla hoje.

Leia mais em infomoney