HOME FEEDBACK

Juiz alerta governo Trump sobre possíveis consequências de negar informações sobre voos de deportação

Juiz dá novo prazo para governo Trump explicar deportações de venezuelanos. Caso contrário, ele pode enfrentar consequências legais conforme solicitado pelo magistrado.

Juiz dos EUA prorroga prazo para governo Trump fornecer detalhes sobre voos de deportação de migrantes venezuelanos.

Na quarta-feira (19), o juiz distrital James Boasberg adiou em um dia a entrega das informações, alertando para consequências caso haja violação de sua ordem.

O governo pode invocar a doutrina de segredo de Estado para justificar a não divulgação das informações, após alegar interferência na discrição presidencial sobre assuntos diplomáticos e de segurança.

Boasberg enfatizou que busca as informações para avaliar possíveis desrespeitos a uma ordem emitida em 15 de março, não como uma "expedição judicial". O novo prazo é até 12h locais (13h de Brasília) desta quinta-feira (20).

Trump criticou Boasberg, chamando-o de "lunático radical de esquerda" e defendendo sua posição sobre imigração ilegal como parte de sua agenda eleitoral.

Recentemente, o governo deportou mais de 200 membros da gangue venezuelana Tren de Aragua, desafiando uma ordem judicial. Durante audiência, advogados afirmaram que o avião já estava em voo.

O Departamento de Justiça pediu a anulação da ordem judiciária, evitando fornecer detalhes sobre os voos relacionados.

Leia mais em folha