Juiz arquiva acusações de corrupção contra prefeito de Nova York
O juiz encerra as acusações de corrupção contra Eric Adams, atendendo ao pedido do Departamento de Justiça. A decisão gera controvérsia ao fechar a possibilidade de reabertura do caso, em meio a críticas de interferência política.
Juiz arquiva acusações de corrupção contra o prefeito de Nova York, Eric Adams, nesta quarta-feira (2).
A decisão veio após pedido do Departamento de Justiça (DOJ) de Donald Trump, que argumentou que as acusações afetavam as medidas anti-imigração na cidade.
O juiz Dale Ho, do Tribunal do Sul de Nova York, aceitou o pedido, mas fechou a porta para reabertura do caso, contrariando as autoridades federais.
Adams, indiciado em 2024, enfrenta cinco acusações que incluem suborno e fraude por receber doações ilegais e presentes luxuosos em troca de favores.
A decisão causou protestos e resultou na renúncia de vários procuradores, incluindo a principal procuradora, Danielle Sassoon.
O DOJ alegou que as acusações estavam prejudicando a capacidade de Adams de lidar com a imigração irregular e interferiam em sua campanha para reeleição em novembro de 2025.
Adams, de 64 anos, declarou-se inocente desde seu indiciamento e se recusou a renunciar, apesar das saídas de vários colaboradores do seu gabinete.