Juiz arquiva acusações de corrupção contra prefeito de Nova York
Juiz determina arquivamento definitivo das acusações contra o prefeito Eric Adams, acatando pedido do Departamento de Justiça. Decisão é vista como uma batalha política entre a administração Trump e a justiça nova-iorquina.
Juiz arquiva acusações de corrupção contra o prefeito de Nova York, Eric Adams, nesta quarta-feira (2).
A decisão ocorreu após o Departamento de Justiça (DOJ) de Donald Trump solicitar o arquivamento do processo, alegando que as acusações impactavam as políticas anti-imigração da cidade.
O juiz Dale Ho, do Tribunal Distrital do Sul de Nova York, concordou em rejeitar as acusações, porém, efeito é definitivo: o caso não poderá ser reaberto. Ho disse que a determinação do DOJ deixaria Adams vulnerável a novas acusações, portanto, decidiu encerrar o assunto.
As acusações incluíam financiamento ilegal de campanhas e recebimento de subornos de funcionários e empresários turcos. A decisão gerou renúncias de vários promotores, incluindo Danielle Sassoon, a principal promotora, que considerou a instrução do DOJ como uma forma de quid pro quo.
O DOJ argumentou que a continuidade das acusações interferia na gestão de imigração irregular e na campanha de reeleição de Adams em novembro de 2025.
Desde o indiciamento em setembro do ano passado, Adams se declarou inocente e se recusa a renunciar, apesar das saídas de colaboradores.
*Com informações da AFP
Publicado por Fernando Dias