HOME FEEDBACK

Juiz dos EUA ordena libertação de líder de protestos pró-Palestina detido há mais de três meses

Mahmoud Khalil, líder pró-Palestina, é libertado após três meses de detenção sem acusações. Juiz considera prisão "muito incomum" e destaca irregularidades nas alegações do governo.

Juiz federal dos EUA liberta Mahmoud Khalil, líder de protestos pró-Palestina, detido por mais de três meses sem acusações formais.

Khalil, palestino nascido na Síria, é casado com uma cidadã americana e possui residência legal nos EUA. Ele foi o único demonstrante ainda preso durante as ações do governo Trump contra o que considerou “antissemitismo” nas universidades.

O juiz Michael Farbiarz, em audiência em Nova Jersey, determinou sua libertação imediata, considerando a detenção “muito, muito incomum”. O governo, através do secretário de Estado Marco Rubio, alegou que as atividades de Khalil colocavam os interesses dos EUA em risco, mas o juiz discordou.

Em 11 de junho, Farbiarz já havia decidido que Khalil não poderia ser detido ou expulso. O governo se recusou a cumprir a ordem citando irregularidades em seu pedido de residência.

Uma reunião está marcada para definir as condições da libertação, onde Khalil deverá entregar seu passaporte e outros documentos de viagem.

Com informações da AFP

Leia mais em jovem-pan