HOME FEEDBACK

Juiz suspende plano de Trump de revogar status de proteção a venezuelanos

Decisão judicial protege temporariamente migrantes venezuelanos nos EUA. Suspensão do plano de Trump traz alívio a 350 mil pessoas que enfrentam risco de deportação.

Juiz federal suspende revogação do TPS

Na segunda-feira (31), um juiz federal suspendeu o plano do governo Trump de revogar o Status de Proteção Temporária (TPS), que protege centenas de milhares de migrantes venezuelanos da deportação.

A suspensão vale até que o caso seja examinado e beneficia 350 mil cidadãos venezuelanos, cujo TPS expiraria em 7 de abril.

O juiz Edward Chen argumentou que eliminar o TPS “ameaça infligir um dano irreparável” e custaria bilhões à economia dos EUA.

O TPS, concedido a quem não pode retornar ao país por motivos como guerra e desastres, é uma medida que foi ampliada sob o governo Joe Biden.

Trump tentou revogar o TPS logo após assumir o cargo, alegando que os EUA enfrentavam uma “invasão” de migrantes. O juiz qualificou essa generalização como “racismo” e destacou que a taxa de criminalidade dos migrantes venezuelanos é inferior à média nacional.

Ele acreditava que grupos que contestaram a ação governamental podem demonstrar que a revogação do TPS não é autorizada e é arbitrária.

Além disso, a administração Trump deportou 238 venezuelanos acusados de envolvimento com a quadrilha Tren de Aragua, utilizando uma lei de 1798. O presidente Nicolás Maduro classificou essas ações como um “sequestro” de seus compatriotas.

Leia mais em folha