HOME FEEDBACK

Juíza bloqueia revogação de status legal de meio milhão de imigrantes nos EUA

Juíza determina que imigrantes de Venezuela, Cuba, Nicarágua e Haiti mantenham seu status legal nos Estados Unidos. A decisão reforça as dificuldades do governo Trump em implementar suas políticas de deportação.

Uma juíza federal bloqueou, na segunda-feira (14), a revogação do status legal de centenas de milhares de imigrantes da Venezuela, Cuba, Nicarágua e Haiti. Esta é mais uma derrota para o governo de Donald Trump.

A decisão, tomada em Boston, é a mais recente ordem judicial contra a política de deportações em massa do governo Trump, focada em latino-americanos.

Em março, o governo afirmou que estava revogando o status legal de cerca de 532 mil imigrantes. Esses imigrantes chegaram aos EUA sob um programa do ex-presidente Joe Biden, que permitia a entrada de até 30 mil imigrantes dos países mencionados mensalmente durante dois anos.

A juíza concluiu que a administração Trump fez uma interpretação errônea da lei de imigração ao tentar expulsar não cidadãos que entraram ilegalmente, ignorando aqueles com autorização.

Se a revogação tivesse prosseguido, esses imigrantes perderiam a proteção legal a partir de 24 de abril.

Trump, em sua campanha, prometeu deportar "milhões" de migrantes sem documentação e recentemente utilizou uma lei de 1798 para expulsar membros da gangue Tren de Aragua para uma mega prisão em El Salvador.

Leia mais em folha