HOME FEEDBACK

Julgamento de Bolsonaro no STF pode transformá-lo em um mártir, diz ‘Financial Times’

Jornal britânico aponta riscos no julgamento de Bolsonaro, que se vê como alvo de uma perseguição política. A situação do ex-presidente e as ações de Eduardo Bolsonaro geram repercussões internacionais e debates sobre o poder do STF.

Financial Times classifica julgamento de Jair Bolsonaro como "arriscado"

Em reportagem publicada nesta terça-feira, 1º, o Financial Times destacou que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode "elevar o perfil político" dele e transformá-lo em um mártir.

Bolsonaro afirmou estar alvo de perseguição política, alegando que o Judiciário está "completamente alinhado" ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele declarou: "Eles querem remover qualquer possibilidade de o meu nome estar na cédula no ano que vem."

A reportagem também menciona a mudança do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), filho de Jair, para os Estados Unidos, dando ao caso uma dimensão internacional. Eduardo pediu licença da Câmara para "buscar sanções aos violadores dos direitos humanos."

Segundo o jornal, os esforços de Eduardo "parecem estar dando resultado", citando uma carta de congressistas americanos pedindo o banimento do ministro Alexandre de Moraes dos EUA.

O Financial Times ressalta que o Supremo Tribunal Federal (STF) "acumulou um extraordinário poder", mas foi "prejudicado" por decisões "contenciosas". Incluindo a condenação e anulação das penas de Lula, Moraes é descrito como um dos "juízes mais controversos".

A reportagem também menciona o caso da cabeleireira Débora Rodrigues, condenada a 14 anos de prisão por pichar a estátua da Justiça. O ministro Luiz Fux suspendeu o julgamento, solicitando mais tempo para analisar a pena, sinalizando a possibilidade de redução.

Leia mais em infomoney