Juros na Europa e temores com próximos passos do tarifaço mexem com a bolsa
Mercados enfrentam incertezas em meio a feriado e tensões comerciais. Expectativa em relação à decisão do Banco Central Europeu pode influenciar investimentos globais.
Feriado prolongado gera tensão nos mercados
Em um cenário de guerra comercial e incertezas, um feriado de quatro dias assusta investidores. Em destaque, a decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE), marcada para hoje (17) às 9h15 (Brasília).
Tensão pré-feriado
Uma confusão na comunicação levantou preocupações. Uma suposta alta de 245% na tarifa dos EUA à China, incluía taxas previamente anunciadas. Essa desinformação afetou negativamente o mercado.
Além disso, as ações da Nvidia despencaram com a restrição de exportação do chip modelo H20 para a China, levantando temores sobre seus negócios.
Expectativa na Europa
O BCE deverá reduzir a taxa de juro de 2,65% para 2,4%. Christine Lagarde, presidente do BCE, fará uma coletiva às 9h45 para discutir a decisão.
Quedas nas taxas de juros em países desenvolvidos costumam atrair investidores para mercados emergentes, como o brasileiro, embora a incerteza permaneça.
Falas do Federal Reserve
Jerome Powell, do Federal Reserve, alertou que a política comercial pode desacelerar os EUA, resultando em aumento da inflação, o que gerou forte descontentamento e quedas nas bolsas americanas ontem (16).