Justiça argentina autoriza visita de Lula a ex-presidente Cristina Kirchner
Lula é autorizado a visitar Cristina Kirchner em Buenos Aires. Encontro acontece durante a participação do presidente brasileiro na Cúpula do Mercosul.
A Justiça Argentina autorizou, nesta quarta-feira (2), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visite a ex-presidente Cristina Kirchner durante sua passagem por Buenos Aires, conforme informa o jornal Clarín.
O pedido foi feito pela própria ex-presidente, que está em prisão domiciliar. O Palácio do Planalto ainda não confirmou a data do encontro.
Lula chega à Argentina hoje, às 19h, para participar da 66ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. Na quinta-feira, 3, ele receberá do presidente argentino, Javier Milei, a presidência temporária do bloco por 6 meses.
A possível visita a Kirchner causou tensões com Milei. Lula manifestou apoio à ex-presidente, condenada a seis anos de prisão, em junho, afirmando que a viu lidando com a situação de forma "serena e determinada".
Cristina Kirchner foi condenada por contratos superfaturados em obras públicas e fraudes em licitações na província de Santa Cruz durante sua presidência. Ela também teve seus direitos políticos cassados e se declara inocente, afirmando ser vítima de perseguição judicial.