Justiça arquiva acusações de corrupção contra prefeito de Nova York após pedido do governo Trump
Juiz arquiva denúncias de corrupção contra o prefeito Eric Adams, atendendo a pedido do Departamento de Justiça. A decisão impede que o processo seja reaberto no futuro, apesar das intenções iniciais do DOJ.
Juiz Dale Ho, do Tribunal Distrital do Sul de Nova York, arquivou as acusações de corrupção contra o prefeito Eric Adams, nesta quarta-feira.
A decisão partiu de uma solicitação do Departamento de Justiça (DOJ), sob a administração de Donald Trump, que argumentou que o caso afetava as medidas anti-imigração na cidade.
O juiz aceitou o pedido, mas rejeitou a reabertura futura do caso, afirmando que isso deixaria Adams suscetível a novas acusações. Ho declarou: "O governo não pode apresentar as acusações na denúncia contra o prefeito."
Adams enfrentava alegações de financiamento ilegal de campanha e subornos de autoridades e empresários turcos. O caso, que começou em setembro do ano passado, resultou na renúncia de vários promotores, incluindo a principal promotora Danielle Sassoon.
O prefeito afirmou sua inocência e se recusou a renunciar. O DOJ destacou que as acusações prejudicavam a administração de Adams no combate à imigração irregular e interferiam em sua campanha à reeleição, marcada para novembro de 2025.
A solicitação de arquivamento, feita por Emile Bove, vice do DOJ e ex-advogado de Trump, foi vista como uma intervenção direta do governo federal em um tribunal tradicional de Manhattan.