Justiça brasileira bloqueia contas de marido de Carla Zambelli, presa na Itália
Justiça bloqueia contas de Antônio Aginaldo de Oliveira em meio a processos sob sigilo. O marido da deputada Carla Zambelli encontra-se no exterior, sem previsão de retorno ao Brasil.
A Justiça brasileira bloqueou, nesta quarta-feira (13), as contas de Antônio Aginaldo de Oliveira, marido da deputada Carla Zambelli (PL-SP).
A decisão, do Supremo Tribunal Federal (STF), faz parte de medidas ligadas a processos sob sigilo.
Aginaldo, que acompanhou a esposa à Europa, está atualmente em Israel e não tem previsão de retorno ao Brasil. A defesa do casal confirmou as informações.
Coronel da reserva da Polícia Militar e ex-comandante da Força Nacional, Aginaldo foi exonerado em junho do cargo de secretário de Segurança Pública de Caucaia, Ceará.
Antes da exoneração, ele havia solicitado afastamento por "doença em pessoa da família".
Em maio, Carla Zambelli foi condenada a dez anos de prisão por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com a ajuda do hacker Walter Delgatti, que recebeu pena de oito anos e três meses.
O objetivo da invasão era emitir um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Zambelli também foi condenada à perda do mandato parlamentar e ao pagamento de R$ 2 milhões em danos morais coletivos.
Após a condenação, Zambelli se tornou foragida na Europa, sendo presa na Itália em julho. Agora, aguarda decisão sobre extradição requerida pelo STF.
O processo de extradição pode levar de um ano e meio a dois anos, segundo especialistas.
Uma nova audiência ocorreu nesta quarta, mas Zambelli permanecerá presa até avaliação da Justiça italiana sobre sua saúde.
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Sarah Paula