HOME FEEDBACK

Justiça da Itália decidir manter Zambelli presa durante trâmite de extradição

Justiça italiana rejeita pedido de liberdade de Carla Zambelli, que permanecerá presa até decisão sobre extradição. Advogado alega viés político no processo e planeja apelar na Suprema Corte da Itália.

Justiça da Itália mantém a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) presa durante o processo de extradição.

A defesa alegou questões de saúde e pediu a liberdade da parlamentar. Zambelli foi condenada duas vezes pelo STF e fugiu do Brasil após a primeira condenação, estando atualmente detida na penitenciária de Rebibbia, em Roma.

O advogado Fabio Pagnozzi criticou a decisão, apontando um viés político no processo e anunciou que recorrerá à Suprema Corte italiana. Ele comentou que o governo brasileiro está pressionando para acelerar o caso, que pode levar entre um a dois anos para ser concluído.

Zambelli foi condenada pela primeira vez em maio por coordenar uma invasão hacker aos sistemas do CNJ com o objetivo de emitir um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes. Ela fugiu do País após esta condenação e foi presa na Itália em 29 de julho.

No mesmo mês, enquanto estava detida, a deputada foi novamente condenada pelo STF, desta vez por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, relacionado a um incidente em São Paulo no dia anterior ao segundo turno das eleições de 2022.

Leia mais em infomoney