HOME FEEDBACK

Justiça de Israel suspende demissão do diretor do Shin Bet até analisar as petições sobre o caso

Supremo Tribunal de Justiça de Israel interrompe demissão do diretor do Shin Bet, Ronen Bar, após petições de organizações. A disputa surge em meio a tensões entre o governo de Netanyahu e a agência de segurança interna, crítica por falhas durante os recentes ataques do Hamas.

Supremo Tribunal de Justiça de Israel suspende demissão do diretor da agência de segurança interna, Shin Bet, Ronen Bar, após o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu aprovar sua destituição.

A decisão foi anunciada na sexta-feira, após várias petições no tribunal, conforme reportado pelo Haaretz.

O gabinete de Netanyahu declarou que Bar deixará o cargo em 10 de abril ou ao ser nomeado um novo diretor, o que ocorrer primeiro.

Esta é a primeira vez na História de Israel que um governo tenta afastar um diretor do Shin Bet antes do final do mandato de cinco anos.

Netanyahu justificou sua decisão afirmando que sua desconfiança contínua em Bar impacta a confiança necessária em tempos de guerra, especialmente em relação aos recentes conflitos em Gaza.

O premier criticou frequentemente Bar e a agência em função das falhas de segurança que levaram aos ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023.

A ação de Netanyahu ocorre em um contexto de tentativas de maior concentração de poder no Executivo e vai contra uma recomendação da Procuradoria-Geral de Israel.

Netanyahu ainda acusou Bar de liderar uma "campanha de ameaças e vazamentos na mídia" contra seu governo.

Leia mais em exame