HOME FEEDBACK

Justiça do DF manda Meta excluir vídeo do PL que associa petistas a usuários de drogas

Meta é obrigada a remover vídeo do PL que compara apoiadores do PT a viciados. Juiz considera conteúdo abusivo e difamatório, expondo preocupações sobre a liberdade de expressão.

Juiz Carlos Eduardo Batista dos Santos, da 2ª Vara Cível de Brasília, ordenou que a Meta excluísse um vídeo do Instagram do Partido Liberal (PL).

O vídeo, feito com inteligência artificial, comparava apoiadores do Partido dos Trabalhadores (PT) a usuários de drogas, chamando-os de "viciados em PT". A Meta foi multada em R$ 2 mil por dia caso não cumprisse a ordem.

A publicação, que simulava uma entrevista fictícia, gerou cerca de 90 mil visualizações em três dias. Frases como "fui usuário do PT por dez anos" e "o petismo acaba com a vida das pessoas" provocaram a denúncia.

Na ação, o PT argumentou que o vídeo fazia associações negativas, como legalização de drogas e corrupção, extrapolando os limites da liberdade de expressão. O partido denunciou desinformação e discurso difamatório.

O juiz reconheceu o abuso da liberdade de expressão e criticou o uso de nomes fictícios que buscavam dar veracidade ao vídeo, enganando a população. Ele expressou seu lamento como cidadão pela produção de tal conteúdo por um partido de alta expressão nacional.

Leia mais em valoreconomico