HOME FEEDBACK

Justiça dos EUA impede governo Trump de fazer mais demissões em agência de ajuda externa

Decisão judicial impede cortes na Usaid e ordena restauração de acesso a dados da agência. Juiz federal considera que desmantelamento pode ter violado a Constituição americana.

Juiz federal dos EUAUsaid provavelmente violou a Constituição.

O juiz Theodore Chuang, de Maryland, determinou que o Departamento de Eficiência Governamental (Doge), liderado por Elon Musk, não poderá realizar mais cortes na agência.

A decisão ordena ao governo do presidente Donald Trump que restaure o acesso a e-mails e computadores de todos os funcionários da Usaid, incluindo os em licença administrativa.

O processo incluiu Musk como réu na ordem de restrição preliminar, solicitada por advogados de funcionários e contratados da Usaid.

Em fevereiro, quase todos os funcionários da Usaid foram colocados em licença, e cerca de 1.600 funcionários nos EUA foram notificados sobre demissões.

O desmantelamento da agência de ajuda humanitária, com seis décadas de existência, faz parte de um movimento maior para cancelar bilhões em gastos no exterior.

No dia de sua posse, Trump emitiu uma ordem executiva congelando o financiamento de assistência estrangeira e revisando as atividades de ajuda e desenvolvimento dos EUA no exterior, alegando que era um desperdício e promovendo uma agenda liberal.

Leia mais em valoreconomico