HOME FEEDBACK

Justiça dos EUA pode bloquear ação de Trump para demitir diretora do Fed Lisa Cook

Juíza federal avaliará pedido de emergência para impedir demissão da diretora do Fed. A decisão pode impactar a independência do banco central dos EUA e a economia global.

Juíza federal avaliará demissão de diretora do Fed nesta sexta-feira.

A juíza Jia Cobb, em Washington, considerará um pedido de Lisa Cook para impedir sua demissão pelo presidente Donald Trump.

Cook alega que Trump não tem motivo legal válido para removê-la de seu cargo. A audiência é um passo inicial em uma disputa judicial que pode impactar a independência do Fed.

Cook processou Trump, reclamando que sua acusação de fraude hipotecária não justifica a demissão. A manobra surgiu após sua recusa em cortar juros.

A independência do Fed em relação à Casa Branca é fundamental e sua possível ameaça pode afetar a economia global. Após Trump anunciar a demissão de Cook, o dólar caiu em relação a outras moedas.

A lei não define claramente o que constitui "justa causa" para a remoção de diretores do Fed, e essa questão nunca foi testada judicialmente.

O pedido de emergência de Cook será analisado por Cobb, indicada pelo ex-presidente Joe Biden. Para aceitar o pedido, Cobb precisa ver grandes chances de sucesso e que a decisão é do interesse público.

Nos documentos apresentados, Cook nega qualquer fraude e argumenta que, mesmo que houvesse, isso não justificaría sua remoção, já que as supostas irregularidades ocorreram antes de sua confirmação pelo Senado em 2022.

Trump afirma que Cook declarou imóveis diferentes como residência principal em pedidos de hipoteca, o que lhe permitiria juros mais baixos.

Leia mais em valoreconomico