HOME FEEDBACK

Justiça pode bloquear ação de Trump para demitir a diretora do Fed Lisa Cook

Juíza avalia pedido de Lisa Cook para manter seu cargo no Fed enquanto contesta demissão proposta por Trump. Decisão pode influenciar a independência do banco central e a política monetária dos EUA.

Juíza federal dos EUADonald Trump de demitir Lisa Cook, diretora do Federal Reserve (Fed).

A audiência ocorre às 11h, perante a juíza Jia Cobb, em Washington. Este é o primeiro passo de uma batalha judicial que pode impactar a independência do Fed e chegar à Suprema Corte.

Cook ajuizou ação afirmando que as alegações de fraude hipotecária feitas por Trump não são motivo legal para sua demissão, servindo apenas como pretexto por sua resistência em cortar juros.

A independência do Fed em relação à Casa Branca pode impactar a economia global, especialmente após a queda do dólar frente a outras moedas após os comentários de Trump.

A lei estabelece que diretores do Fed só podem ser removidos “por justa causa”, mas não define o termo. Nenhum presidente jamais removeu um diretor do Fed, e a legislação nunca foi testada judicialmente.

O pedido de Cook será analisado por Cobb, que deve considerar as chances de sucesso da ação, os danos irreparáveis a Cook e o interesse público.

Nos documentos, Cook nega as acusações de fraude, ressaltando que, mesmo se ocorressem, não seriam motivo para sua demissão, pois as alegações são anteriores à sua posse em 2022.

Trump alega que Cook declarou endereços diferentes em Michigan e Geórgia como residência principal, o que poderia ter resultado em juros mais baixos nas hipotecas.

Leia mais em valorinveste