HOME FEEDBACK

Justiça rejeita recurso do Airbnb e mantém bloqueio a 66 mil anúncios de locação na Espanha

A decisão da Justiça acompanha a pressão do governo espanhol para regular o mercado de aluguel de curto prazo. O objetivo é mitigar a crise habitacional em um país que enfrenta um recorde no número de turistas.

A Justiça espanhola **rejeitou**, nesta **quinta-feira, 19**, um recurso do Airbnb e decidiu pela manutenção da ordem de bloquear quase **66 mil anúncios** de aluguel que violavam regras locais.

O governo espanhol argumenta que as locações de curto prazo da plataforma **agravam a crise imobiliária**, especialmente com o atual recorde de turistas no país.

No mês passado, foi ordenado que o Airbnb bloqueasse **65.935 anúncios**. Destes, **5.800** foram removidos imediatamente.

O Ministério dos Direitos do Consumidor indicou que os anúncios não apresentavam o número de autorização válido e falhavam em especificar se o proprietário era pessoa física ou jurídica.

Além disso, alguns anúncios tinham números não correspondentes aos registrados.

O Ministro dos Direitos do Consumidor, Pablo Bustinduy, ressaltou que o turismo não deve **comprometer** os direitos constitucionais dos espanhóis, incluindo o direito à **moradia** e ao **bem-estar**.

A reportagem não conseguiu localizar um porta-voz do Airbnb na Espanha para comentar a decisão.

Leia mais em estadao