Kassab diz que está “sempre aberto” a discutir federação
Kassab revela abertura para discutir federação, mas nega negociações por aliança. O presidente do PSD reafirma que a candidatura do partido à Presidência não é antagonista ao governo atual.
Gilberto Kassab, presidente do PSD, declarou na quarta-feira (7.mai.2025) que está “aberto” para discutir uma federação com outro partido, embora não haja conversas ativas sobre aliança.
A declaração ocorreu durante o anúncio da filiação do deputado Luciano Amaral (AL) ao PSD, com a presença do governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do senador Renan Calheiros (MDB-AL).
Kassab negou que uma possível candidatura do PSD à Presidência em 2026 gerasse conflitos com o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando que isso demonstra um partido “sadio” e respeitado.
Atualmente, o PSD comanda 3 ministérios:
- Minas e Energia (Alexandre Silveira)
- Agricultura e Pecuária (Carlos Fávaro)
- Pesca (André de Paula)
No dia 1º de maio, Kassab comentou que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, será pré-candidato a presidente se se filiar ao PSD, enfrentando o governador do Paraná, Ratinho Júnior, que também pretende o cargo.
Recentemente, o União Brasil e o PP formaram uma federação, unindo uma bancada de 108 deputados federais e 14 senadores, além de 6 governadores e 1.343 prefeitos.
O MDB e os Republicanos estão conversando para formar uma aliança semelhante, em resposta ao movimento das siglas.