Kim Jong Un visita nova linha de produção de mísseis da Coreia do Norte
Kim Jong Un destaca avanço na produção de mísseis enquanto se prepara para desfile militar na China. A visita ocorre em meio a crescentes tensões com EUA, Japão e Coreia do Sul.
Kim Jong Un, ditador da Coreia do Norte, inspecionou uma nova linha de produção de mísseis e um sistema automatizado para sua fabricação, segundo a agência estatal KCNA neste domingo (31).
A visita ocorreu antes de sua viagem a Pequim, onde participará de um desfile militar com os presidentes Xi Jinping da China e Vladimir Putin da Rússia.
A Coreia do Norte enfrenta sanções internacionais severas por seu programa nuclear e desenvolvimento de mísseis balísticos, desrespeitando resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
Especialistas afirmam que essas sanções estão perdendo eficácia, principalmente devido ao crescente apoio econômico, militar e político da Rússia e China.
Segundo o KCNA, Kim destacou que a produção modernizada aumentará a prontidão para combate das principais unidades de mísseis.
A Coreia do Norte já enviou soldados, munição e mísseis à Rússia para apoiar Moscou na guerra contra a Ucrânia.
O ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte criticou a cooperação dos EUA com Japão e Coreia do Sul, citando um alerta recente sobre ameaças de segurança cibernética provenientes de Pyongyang.
Em nota, o ministério "condena e rejeita fortemente" os EUA, Japão e Coreia do Sul, acusando-os de usar o ciberespaço para confronto geopolítico e propaganda hostil.
O porta-voz enfatizou que as "ações hostis" dos EUA só aumentarão a desconfiança entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos.