HOME FEEDBACK

Kinea vê cenário político do Brasil incerto para 2026 e prefere aposta no exterior

Kinea Investimentos expressa preocupações com a incerteza eleitoral de 2026 e vê oportunidades mais promissoras em mercados internacionais. A gestora destaca um cenário desfavorável para ativos brasileiros devido a juros elevados e déficits fiscais.

Kinea Investimentos, uma das principais gestoras de recursos do Brasil, aponta incertezas na corrida eleitoral de 2026 e acredita que há melhores oportunidades no exterior do que entre os ativos brasileiros.

A gestora, com mais de R$ 140 bilhões em ativos, menciona em carta aos cotistas que o mercado já se posiciona para uma vitória da centro-direita, mas alerta que é cedo para apostas em uma alternância de poder.

A Kinea observa que, apesar da deterioração fiscal recente, não houve piora significativa nos ativos domésticos, devido à possibilidade de alternância. A previsibilidade de aumento na popularidade do governo nos próximos meses é baseada na estabilidade do dólar e das taxas de juros.

A gestora se mantém pouco otimista em relação aos ativos brasileiros, citando juros altos, desaceleração econômica e um cenário eleitoral incerto. A Kinea destaca também o impacto de gastos estruturais e parafiscais com a proposta de aumentar a isenção do Imposto de Renda.

Em contraste, a Kinea continua otimista nas ações globais, especialmente nas Estados Unidos e Europa, focando em eletrificação e inteligência artificial. A gestora acredita que as tarifas comerciais do presidente Donald Trump terão um impacto limitado.

Ainda, a Kinea investe no mercado acionário chinês, priorizando o setor de tecnologia, mas se posiciona para uma depreciação do yuan devido à deflação na economia chinesa e ao legado do setor imobiliário.

“A moeda será a válvula de escape natural para restabelecer equilíbrio”, conclui a gestora.

Leia mais em bloomberg