Kremlin considera ilegal pressão tarifária de Trump sobre a Índia devido a petróleo russo
Rússia rejeita acusações dos EUA e defende o direito da Índia de escolher seus parceiros comerciais. Índia reafirma sua intenção de continuar as compras de petróleo da Rússia, desconsiderando as pressões americanas.
Rússia acusou os Estados Unidos de pressão comercial ilegal sobre a Índia após ameaça de Trump de elevar tarifas sobre o país asiático por suas compras de petróleo russo.
Em publicação, Trump afirmou que a Índia “não está somente comprando grandes quantidades de petróleo russo, como também vendendo nele com grandes lucros”.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, classificou a ameaça como ilegal, afirmando: “Ouvimos muitas declarações que são, de fato, ameaças, tentativas de forçar países a cortar relações comerciais com a Rússia”.
Peskov destacou o direito dos países soberanos de escolherem seus próprios parceiros comerciais.
Trump anunciou que, a partir de sexta-feira, imporá novas sanções à Rússia e aos países que compram suas exportações energéticas, caso Moscou não resolva o conflito com a Ucrânia.
Apesar do prazo, o presidente Vladimir Putin não indicou mudança na posição da Rússia sobre a guerra.
A Índia considerou as ameaças de Trump "injustificadas" e prometeu proteger seus interesses econômicos, mantendo a compra de petróleo russo, segundo fontes do governo indiano.