HOME FEEDBACK

Kremlin diz que Trump e Putin devem se encontrar na semana que vem

Trump e Putin planejam cúpula para discutir cessar-fogo na guerra da Ucrânia. Encontro, que pode ocorrer na próxima semana, será a primeira reunião entre os líderes desde 2021.

Trump e Putin marcam reunião para a próxima semana

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, vão se encontrar na próxima semana, conforme anunciado pelo Kremlin. A reunião ocorre após o prazo estabelecido por Trump para um cessar-fogo na guerra na Ucrânia.

Assessor de Putin, Yuri Ushakov, confirmou que o local da cúpula já foi decidido, mas permanecerá em segredo. A Ucrânia não participará do encontro, apesar do interesse da Casa Branca.

Após visita do enviado de Trump a Moscou, o encontro foi considerado “produtivo” por ambas as partes. Trump reforçou a necessidade de finalizar a guerra e conversou com líderes europeus sobre o assunto.

A reunião será a primeira desde 2021, e pode impactar os esforços para encerrar o conflito, embora a distância nas condições de paz entre Moscou e Kiev persista. A data ainda pode ser alterada.

Trump pressionou por um cessar-fogo, estabelecendo um novo prazo de “10 a 12 dias” para que Putin atenda às exigências. O presidente não detalhou retaliações, mas mencionou tarifas de 100% contra produtos russos.

Volodmir Zelenski, presidente da Ucrânia, anunciou que se reunirá com líderes europeus sobre o papel deles nas negociações. Ele ressaltou que é “hora de acabar com a guerra” e que um cessar-fogo é prioridade. Zelenski também destacou que os ataques a civis não cessaram, mesmo em meio às negociações.

Leia mais em estadao