Leão 14 é o papa que mais conhece o Brasil
Leão 14 é conhecido por suas diversas visitas ao Brasil e por seu estilo acessível e fraterno. Sua eleição como papa marca um novo capítulo para a Igreja Católica, destacando uma aproximação com as comunidades locais.
Leão 14, novo papa da Igreja Católica, é o sumo pontífice que mais visitou o Brasil, com cinco viagens entre 2001 e 2013. Ele esteve presente em seis estados com comunidades agostinianas.
Antes de ser papa, fez visitas ao Brasil como missionário e em sua função de superior geral da Ordem de Santo Agostinho.
Seu antecessor, papa Francisco, esteve no Brasil apenas duas vezes: em 2013 e uma vez como cardeal. Outros papas, como Bento 16 e João Paulo 2º, também visitaram o país, mas em número inferior.
Prevost é descrito como um homem tímido e acessível, que gosta de ouvir. Suas visitas ao Brasil mostraram sua simplicidade, como nas fotos com cerveja em Belo Horizonte e comendo frango com quiabo em um almoço comunitário.
Em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude, ele se destacou como um líder calmo e empático com os jovens, participando de trabalhos assistenciais em comunidades carentes em São Paulo.
Os amigos o descrevem como culto e afável, sempre interessado nas histórias de pessoas comuns. Ele enfatiza a opção pelos pobres e a importância de estar próximo dos excluídos.
Pessoas que interagiram com Leão 14 antes de sua eleição como papa notaram sua postura acolhedora e sua humildade, sem qualquer estrela no trato.
Ultimamente, ele foi visto em uma missa particular no Vaticano, onde se destacou pela sua simplicidade e respeito ao cumprimentar os participantes.