HOME FEEDBACK

Legislativo do Distrito Federal autoriza BRB a comprar Master

Deputados aprovam compra do Banco Master pelo BRB em meio a críticas da oposição. Projeto agora aguarda sanção do governador após tramitação acelerada.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, nesta terça-feira (19), em dois turnos, o projeto que autoriza o Banco de Brasília (BRB) a comprar o Banco Master.

O projeto também permite que o BRB adquira participação em outras instituições financeiras, tanto no Brasil quanto no exterior.

O texto foi enviado à Câmara pelo governador Ibaneis Rocha na quinta-feira anterior e aprovado em apenas cinco dias. Após a aprovação, o projeto retorna ao Palácio do Buriti para sanção.

A oposição questionou a rapidez da aprovação e entrou com um mandado de segurança na Justiça do DF pedindo a suspensão da tramitação, alegando a necessidade de mais informações sobre a transação.

Os votos foram 15 a 7 no primeiro turno e 14 a 7 no segundo. O deputado Thiago Manzoni (PL), que votou sim na primeira rodada, não estava presente na segunda.

Reunião com o presidente do BRB ocorreu antes da votação, onde deputados se reuniram com Paulo Henrique Costa. Após o encontro, o presidente da Câmara, Wellington Luiz (MDB), confirmou a votação. A oposição criticou a apresentação do presidente do BRB como sendo de “números genéricos” e sem o relatório fiscal adequado.

Justiça exige aval parlamentar para a transação, que foi anunciada em março. O BRB deve comprar 49% das ações ordinárias e 100% das ações preferenciais do Banco Master. O Tribunal de Justiça do DF reafirmou que a autorização da Câmara e da assembleia de acionistas é necessária, além da autorização do Banco Central. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já deu aval em junho.

Leia mais em o-globo