HOME FEEDBACK

Leia a íntegra da apresentação de Haddad sobre aumentar impostos

Ministro apresenta ajustes fiscais para aliviar impacto do aumento do IOF. Novas alíquotas sobre LCI e LCA visam fortalecer a arrecadação sem cortes estruturais nas despesas.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou ajustes fiscais a congressistas no dia 8 de junho de 2025, como alternativas ao aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

A apresentação inclui:

  • Recuos do governo em relação ao IOF;
  • Aumento de alíquotas, como a de 5% sobre LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio);
  • Informações sobre gastos governamentais, como BPC (Benefício de Prestação Continuada) e Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

No entanto, não constam medidas estruturais para corte de despesas no texto. Também não foram apresentadas estimativas de arrecadação das alternativas nem o impacto da revisão do IOF.

A equipe econômica pretendia um aumento de receita de R$ 19 bilhões em 2025 antes dos recuos. Um novo decreto será emitido, prevendo redução da taxa para operações de risco, mas sem reverter a isenção anterior.

O aumento dos outros impostos ocorrerá por meio de medida provisória, projeto de lei complementar ou PEC (Proposta de Emenda à Constituição).

Leia mais em poder360