Leia a íntegra da nota em que o governo sobe o tom contra EUA
Brasil reprova declarações dos EUA e defende soberania nacional. Itamaraty afirma que manifestações do governo norte-americano contrariam a histórica relação entre os países.
Em nota oficial de 15.jul.2025, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil classificou declarações do governo dos EUA como “intromissão indevida e inaceitável”.
O Itamaraty destacou que a atitude do governo Donald Trump não está à altura dos 200 anos de relação de respeito e amizade entre os países.
No dia anterior, o subsecretário do Departamento de Estado dos EUA, Darren Beattie, comentou no X (ex-Twitter) sobre “ataques ao ex-presidente Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio norte-americano”.
Além disso, a embaixada dos EUA referiu-se à corte brasileira como “Supremo Tribunal de Moraes”, em menção ao ministro Alexandre de Moraes.
A nota do Itamaraty reitera o rechaço às manifestações do Departamento de Estado e da embaixada, enfatizando a soberania do Brasil e a continuidade das negociações comerciais em curso desde março.
O governo brasileiro afirmou que a politização equivocada do comércio não é responsabilidade do Brasil, que busca diálogo em benefício das economias de ambos os países.