Leia a íntegra do discurso de posse Maria Elizabeth Rocha no STM
Maria Elizabeth Rocha é a primeira mulher a presidir o Supremo Tribunal Militar em 216 anos de história. Em seu discurso de posse, ela enfatizou a importância da igualdade de gênero e a necessidade de mais mulheres no Judiciário.
Maria Elizabeth Rocha toma posse como a primeira mulher a presidir o Supremo Tribunal Militar (STM) em 12 de março de 2025.
No discurso, ela reafirma sua posição feminista e clama por mais representatividade feminina no Judiciário. É a única mulher entre os 346 ministros que já passaram pelo STM, que existe há 216 anos.
A cerimônia contou com a presença dos presidentes dos Três Poderes: Luiz Inácio Lula da Silva, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, além do presidente do Judiciário, Roberto Barroso.
Maria Elizabeth destaca a desigualdade de gênero no Brasil, ocupando a 70ª posição no Índice Global de Disparidade de Gênero de 2024. Ela enfatiza a necessidade de superar tradições patriarcais e garantir direitos civis.
Ela propõe um novo projeto para o STM baseado em transparência, reconhecimento identitário e defesa do Estado Democrático de Direito.
Além de suas credenciais profissionais, Maria Elizabeth compartilha homenagens a familiares e amigos, incluindo seu falecido pai e sua mãe, dedicando sua presidência à sua memória.
Ela finaliza com a mensagem: “Quando sonhamos juntas, fazemos História!”