HOME FEEDBACK

Leia as 5 principais notícias do mercado desta 2ª feira

Investidores demonstram cautela com queda nos índices de ações dos EUA, enquanto ouro avança em busca de ativos defensivos. No Brasil, foco está nas expectativas econômicas e na resposta do governo às tarifas comerciais propostas por Trump.

Índices Futuros nos EUA Operam em Baixa

Na segunda-feira (31.mar.2025), índices futuros das ações nos EUA estão negativos, refletindo a cautela do mercado antes de possíveis anúncios tarifários de Donald Trump e indicadores econômicos relevantes.

Mercados e Commodities

  • O Dow Jones caiu 0,68%, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq 100 recuaram 1,07% e 1,46%, respectivamente.
  • O ouro avançou devido à busca por ativos defensivos.
  • O petróleo pode encerrar o trimestre em queda, em meio a preocupações sobre o comércio internacional.

Expectativas de Inflação

Em fevereiro, o consumo das famílias cresceu abaixo do esperado e a expectativa de inflação atingiu o maior nível em quase 2 anos e meio. Analistas alertam para riscos de estagflação.

Novas Tarifas e Seus Efeitos

Trump deve anunciar em 2 de abril um novo pacote tarifário, afetando possivelmente 15 países. Ele promete tarifas proporcionais para reequilibrar o comércio.

Relações EUA-Rússia

Trump expressou estar "furioso" com Putin e anunciou possíveis tarifas sobre petróleo russo, destacando uma mudança nas negociações da guerra na Ucrânia.

Mercado Brasileiro

No Brasil, o foco está no boletim Focus e na reação do governo às tarifas. Lula se mostra cauteloso, priorizando diálogo, e Haddad reforça o equilíbrio nas relações com EUA e China.

Projeções Econômicas

  • Inflação IPCA para 2025 recua para 5,65%.
  • Taxa Selic permanece em 15%.
  • Projeção de crescimento do PIB cai para 1,98%.
Leia mais em poder360