Leia o cronograma do conclave que elegerá o novo papa
Salas da Capela Sistina passam por ajustes finais enquanto cardeais se preparam para determinar o novo papa. O conclave começa com cerimônias tradicionais e seguirá até que um novo líder religioso seja escolhido.
Preparativos para o Conclave no Vaticano
O Vaticano intensifica os preparativos para o conclave que elegerá o 267º papa, programado para iniciar em 7 de maio de 2025.
No sábado (3 de maio), foram divulgadas imagens da Capela Sistina, que está recebendo os últimos ajustes, incluindo:
- Piso provisório;
- Fogareiro para incinerar votos;
- Chaminé para sinalizar o resultado da votação.
A abertura oficial será com a missa votiva Pro Eligendo Romano Pontifice, às 5h (horário de Brasília) na Basílica de São Pedro, com a presença dos 133 cardeais votantes.
Às 11h30, os cardeais rezarão a Ladainha de Todos os Santos e seguirão em procissão para a Capela Sistina, onde prestarão juramento de fidelidade e sigilo.
Após a ordem “extra omnes”, o cardeal Raniero Cantalamessa fará uma meditação e a 1ª votação se iniciará ainda na 4ª feira.
A votação seguirá com 4 turnos diários até a escolha do novo papa, sendo necessário ⅔ dos votos (89 votos) para a eleição. O processo conta com:
- Queima de cédulas após cada votação;
- Fumaça branca para um novo papa;
- Fumaça preta se a votação continua.
Se não houver escolha até 11 de maio, o processo pode ser suspenso para oração e debate.
Após essa data, há até 10 dias para novas votações. Caso necessário, após 21 de maio, os 2 cardeais mais votados disputarão um 2º turno.
Não há prazo definido para o conclave, que pode durar dias ou até semanas. A eleição mais rápida foi a de Francisco, que durou 2 dias.